quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O IMPACTO DA TECNOLOGIA

Município:

Leituras

ANTUNES, Benedito (orgs.). A memória, literatura e tecnologia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2005. Discute o impacto da tecnologia da informação na produção do conhecimento, na constituição de acervos literários, na intertextualidade e no próprio conceito de literatura na era da informática. Descreve a implementação e manutenção de centros de documentação no Brasil e os problemas enfrentados nesse processo. Discute a documentação iconográfica em face dos novos recursos tecnológicos.

BATTLES, Matthew.
A conturbada história das bibliotecas. São Paulo: Planeta, 2003. A história das bibliotecas tem pouca semelhança com a placidez de um salão de leitura. Envolve desfechos violentos e interrupções abruptas, espelho de momentos cruciais vivenciados pela humanidade. O leitor é convidado pelo autor, bibliotecário, a visitar diversas bibliotecas (da Babilônia, da Alexandria, a de Jonathan Swift, a do Congresso americano, a do gueto de Vilna) num relato fascinante que une informações técnicas e precisão histórica.

BELO, André.
História & Livro e Leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
O livro é uma das fontes mais ricas de que o historiador dispõe. Nele encontramos idéias do seu autor, as marcas do lugar social de onde escreveu, os indícios da produção e da venda da obra, do trabalho de ilustração, de grafismo, a materialidade e espiritualidade do livro.

BURKE, Peter.
Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. Adotando uma abordagem sóciocultural e baseando-se em textos escritos entre os séculos XVI e XVIII, Burke examina o caminho percorrido pelo conhecimento humano desde a invenção da prensa tipográfica por Gutenberg até a publicação da Enciclopédia francesa de Diderot e d'Alembert, e as transformações na organização do saber na Europa no início da era moderna.

CHARTIER, Roger (org.)
A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial/Fundação Editora Unesp, 1998. A Internet fez renascer o sonho de universalidade no qual toda a humanidade participa do intercâmbio de idéias. Mas suscita também a angústia de ver desaparecer a cultura do livro. Qual é o futuro do livro? O que nos ensina seu passado? O autor lembra que muitas revoluções, como a de Gutenberg, vividas como ameaças, criaram, pelo contrário, oportunidades e esperanças. Refletir sobre a aventura do livro é, em definitivo, examinar a tensão fundamental que atravessa o mundo contemporâneo, dilacerado entre a afirmação das particularidades e o desejo do universal.

CHARTIER, Roger.
Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002. O autor mostra como o mundo digital está alterando a relação do leitor com o texto impresso, e discorre sobre a transformação do próprio conceito de livro.

CHARTIER, Roger.
Formas e sentido - cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas:ALB/Mercado de Letras, 2003.
Ensaio em que se discutem as diversas ‘revoluções da leitura’ que transformaram as relações entre as pessoas, as estratégias intelectuais e, sobretudo, as formas de ler. Acompanhando momentos decisivos, como o que marca a passagem da leitura oral para a silenciosa ou o início da utilização de tipos móveis para composição de livros, chega-se à mais recente das ‘revoluções’, associada à disseminação dos computadores e da Internet.

CHARTIER, Roger; CAVALLO, Gugliemo (orgs.)
História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998.
Muito mais que uma história da leitura no Ocidente. Ao analisar os aspectos históricos do tema, a obra acaba investigando não apenas a leitura, mas também o texto, a escrita e os leitores, mostrando ainda como os espaços reservados aos livros e aos leitores foram se modificando.

COSCARELLI, Carla V. (org).
Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autentica, 2002. Aborda a relação entre Informática, Linguagem, Educação e Cognição e os textos oferecem visões diferentes sobre vários aspectos da informática aplicada à educação. Apresenta uma introdução às discussões relacionadas ao uso de novas tecnologias, acompanhada de uma reflexão teórica sobre a informática na educação e algumas experiências educacionais que empregam a informática como recurso pedagógico.